5.1.11

Quem não tem vergonha todo o mundo é seu.

Cavaco diz apresentar-se de "consciência tranquila e cabeça levantada"
DN de 5/1/2011

Não me espanta pois que Aníbal, porventura a personalidade mais inculta que um dia entrou no palácio presidencial, diga depois das dúvidas que imperam sobre os seus negócios que está tranquilo. Ele até pode estar tranquilo, eu é que não fico nada satisfeito com um candidato a presidente que se recusa a esclarecer dúvidas em nome de uma qualquer superioridade moral. Aníbal não tem créditos para tal invocação, tanto mais que no que à cultura confere Aníbal enfim… Como diria Baptista Bastos ”é um político severo, austero, hirto e denso” mas não “um homem culto, lido, cordial e descontraído”.
Calhando estamos falando de conceitos de consciência diferentes.
Vá lá saber-se o que entendem certas pessoas por consciência?
Aníbal, por desdita nossa, pode ser apenas um incidente na nossa vida colectiva, talvez seja mesmo uma grotesca representação de um povo sem tino ou até uma mera contingência politica negativa – Com responsabilidade de Soares e Sócrates. – mas jamais se pode furtar às responsabilidades, ou a esclarecer as duvidas que se levantam em torno da sua saúde económica.
No que confere à ética e à moral não é concebível, admissível ou justificável que se distancie dos amigalhaços – de alguns – como se de maçãs podres se tratasse. Sabemos como lidou com Santana, a “má moeda”, bem como com os que suportaram o fardo em que transformou o PSD após 10 anos de poder. Aí, mas não só, portou-se muito mal, sem ética e sem solidariedade. Mas esse é um problema dos militantes do PSD, eu como não sou militante nem próximo, não me imiscuo na vida interna daquele partido.
Porem as suas amizades e relações com os homens do BPN, tendo em conta os crimes perpetrados por aquela gente, já configura uma questão nacional. Questão nacional, porquanto em função das contingências da luta politica e da ambição desmedida de alguns, fizemos dele o Presidente da nossa República.
Em nome dessa contingência ou da nossa desdita, Aníbal tem que prestar contas, tem que esclarecer, tem que falar. Mais que invocar tranquilidade e consciência tem que por preto no branco.

[Também editado no "Ribeiro da Fonte"]

1 comentário:

Anónimo disse...

A foto é um assombro...