17.4.09

Solidariedade com os "piratas" contra a pirataria das editoras!


Fundadores do Pirate Bay condenados a um ano de prisão por cumplicidade em partilha ilegal de ficheiros.

Um tribunal de Estocolmo, na Suécia, condenou hoje a um ano de prisão quatro homens responsáveis pelo Pirate Bay, o maior site de torrents do Mundo. O site foi acusado por várias companhias da indústria discográfica e do cinema de facilitar a partilha ilegal de ficheiros. in Público

O problema das companhias não é a "pirataria" em si, é a ideia de "partilhar" ficheiros que os assusta. Uma vez que os acusados criaram condições para a troca de ficheiros pode-se concluir que fizeram "pirataria", isto é, que copiaram para vender artigos com "direitos de autor"?

Qualquer pessoa que partilhar ficheiros na Net deverá ser considerada "pirata"? Quem disponibilizar a possibilidade da troca de ficheiros, um corsário? O software livre não pode ser armazenado ou partilhado na Net sem "pagar" por isso?

Há carradas de livros, de música e ficheiros que não têm nada a ver com as editoras e os seus "direitos". Há mesmo bandas que se cagam para as grandes editoras, colocam as músicas à borla na Rede... e são dos que vendem mais discos! Que raiva, né?

Não nos lixem, o que eles querem é dominar a Net, "privatizá-la" e sujeitar todo o tráfego ao seu controlo económico. E pior: interferir na privacidade das ligações! Devemos boicotar os prestadores de serviço que se prestem a esse trabalho sujo.

"Pirataria"? Basta ver o CUSTO DE PRODUÇÃO de cada DVD e CD, saber a percentagem que GANHAM OS AUTORES e, por fim, PAGAR O PREÇO a que os editores colocam as obras no mercado... isso si, é que é PIRATARIA.

Sem comentários: