16.4.09

E se olhasses para o CONSUMO?

O presidente da CIP, Francisco Van Zeller, considerou hoje "muito" importante" que a questão do nuclear "apareça nas agendas dos principais partidos políticos", que devem acabar com as "desculpas baratas" de "dizer que as renováveis é que é e o nuclear não" (link para o "Público").

O problema que o lobbie do nuclear continua a escamotear é o de que as centrais nucleares SÓ fabricam electricidade e a nossa dependência assenta sobretudo na dependência do petróleo. Só no que aos transportes diz respeito representa 42%. Mas o urânio ainda não dá para pôr no popó, pois não?
Tendo em atenção quem fala, lembro que a indústria em Portugal é altamente consumidora de energia - representa 29% do consumo do nosso petróleo. Já agora, como explicar que o consumo de energia na indústria tenha aumentado no contexto de uma crise que se traduz em diminuição da produção?
O presidente da CIP bem se podia preocupar com a ineficiência energética dos seus associados, mas não, prefere abrir a perspectiva de um novo negócio que lhes diga "continuai com o desperdício!". E se os custos aumentarem "cortem ou não paguem salários aos vossos trabalhadores", afirmo eu e costumam fazê-lo eles.

Ainda está por explicar como é que uma central nuclear vai fabricar apenas energia barata... os custos da sua construção vão ser atribuídos a quem?
E o passivo ambiental para sacar o seu "combustível" não conta? É a "Pegada Ecológica", meu!
E os riscos de segurança?
E o armazenamento dos detritos não custa? Os ingleses resolviam a questão atirando-os para o Atlântico Norte, com uma factura que ainda está por apresentar; os americanos colocam parte deles nos projécteis que disparam pelo mundo...
E basear os transportes de mercadorias nas autoestradas e abandonar as vias férreas, privatizar as companhias de transporte e aumentar o preço dos transportes colectivos, e aumentar a presença dos automóveis privados nas cidades não tem custos na dependência energética?

Para os interessados, deixo aqui dois links sobre o assunto. Pelo menos pretende-se discutir a coisa baseando-se em argumentos sérios:
- http://ambiente-underground.blogspot.com/2009/03/dossier-que-energia-para-portugal.html
- http://ambiente-underground.blogspot.com/2009/03/dossier-que-energia-para-portugal-qual.html

Sem comentários: