23.4.09

Parabéns Viana do Castelo

Este post está um pouco desactualizado em relação à notícia (saiu na imprensa escrita no início do mês), mas como a SIC (esse "colosso do jornalismo nacional") também só se lembrou dela hoje (para promover o seu especial sobre os direitos dos animais), estou desculpado.
Posto isto, "posto" assim:

Não me interessa qual é o partido de Defensor Oliveira Moura, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, tampouco se é lesto a tratar dos "assuntos mais importantes" - o argumento do costume de quem quer que fique tudo na mesma e que é sempre utilizado quando uma medida traz alguma justiça para os mais fracos... Esta serve para que fique registado: Parabéns ao presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo por ter conseguido o fim das touradas na sua cidade.

Gandhi disse algo como que o grau de civilização de um povo se vê pela forma como trata os animais. Dos que não se conseguem proteger, alargo eu e não falo só dos animais irracionais.

Porquê "colosso do jornalismo nacional" em relação à SIC?
Reparei que a preocupação do pivot de serviço no noticiário do almoço foi sobretudo a de saber se a decisão da câmara vianense tinha o apoio da "maioria da população". Confirmando a pertinência da sua pergunta, das três vox populi que a SIC mostrou só uma, uma mulher, apoiou a decisão do presidente - menos de um terço, portanto; da maioria, um foi pela "tradição" (esse peso terrível que faz este país andar de cornos em baixo) e o outro confundiu o abate de uma vaca no matadouro com o circo sádico à volta dos animais.

Sobre questões "importantes" (referendos sobre a Europa, etc) nunca há preocupações com a "Democracia" por parte dos media corporativos, muito menos se faz "caso" disso nos noticiários. Uma conclusão lógica: a malta só deve ser ouvida sobre aquilo que não tem importância.

Sem comentários: