29.4.09

Mais um pouquinho ainda tínhamos convivido...


Um artigo do DN refere a descoberta de fósseis de dinossauros que terão vivido bem mais tempo do que até há cerca de 65 milhões de anos quando, de acordo com o conhecimento científico, uma catástrofe natural provocada pela queda de um meteoro os terá levado à extinção.
A possibilidade de um grupo desses animais ter sobrevivido numa bolsa no sul do território que hoje pertence aos Estados Unidos é colocada por um grupo de cientistas que encontrou um conjunto de fósseis integrados num ambiente geológico mais moderno que a data que a ciência estima que tenha sido a da sua extinção em massa.

A ficção há muito que mostra lugares onde os saurios poderão ter sobrevivido, como no "Mundo Perdido" de Conan Doyle (o autor de Sherlock Holmes), referido no mesmo artigo. A lista de autores é bem maior, Júlio Verne integrou dinossauros na sua "Viagem ao Centro da Terra" de 1864, até Edgar Rice Burroughs, o criador de Tarzan, os "utilizou" em "Pellucidar".
Lembrei-me agora: "Pellucidar" deu origem a uma banda desenhada do mesmo nome que fez as delícias de quem leu o saudoso "Mundo de Aventuras". Lembranças de um tipo do jurássico...

A possibilidade da sobrevivência dos dinossauros é uma ideia apaixonante. Mas, independentemente da simpatia por esses "bichinhos" magníficos, o que importa é reter que a Ciência nos mostra todos os dias que há muito a descobrir sobre esta esferazinha azul no meio deste espaço enorme. Esta casa tão frágil que temos de proteger da nossa própria espécie. Ao menos os dinossauros foram vítimas de circunstâncias que não criaram...

Ah! Sobre o boneco lá em cima.
Estou mesmo a ver os Criacionistas a acalentarem esperanças de aparecer um esqueleto humano junto aos dinossauros, para justificarem a sua ideia de que os "dinos" e os humanos conviveram, como naquela série chata de desenhos animados dos Flinstones.

Se os fundamentalistas cristãos dos EUA já chegam ao cúmulo de sugerir que a "Teoria da Evolução das Espécies" de Charles Darwin seja banida das escolas e substituída pela visão da "construção" sugerida pelos homens que escreveram a Bíblia há milhares de anos, imagine-se a sanha se ocorresse tão delirante descoberta. Seria o fim da "macacada". Não posso deixar de recordar a este propósito o anedotária promovido pela senhora que foi candidata a vice-presidenta pelo Partido Republicano, a bem-vestidíssima e oca Sarah Palin.

Quanto aos dinossauros, eles andam aí.
Basta olhar para o ar. Eles Evoluíram!

Sem comentários: