16.4.09

Só acredito quando vir!


Segundo o "Público": o PS vai viabilizar a proposta do Bloco de Esquerda (link para o "Público") que propõe o fim do Sigilo Bancário.

2 comentários:

Anónimo disse...

NÃO DEVERÁ TER O EFEITO QUE MUITA GENTE BEM INTENCIONADA ESPERA. Falta saber em que circunstâncias se vão verificar as contas bancárias, quem terá autoridade para o ordenar e quem o vai fazer.
Será que é desta vez que se vão verificar os movimentos de milhões que circulam entre bancos e as "offshores"? ou entre os bancos? ou entre as outras empresas (as verdadeiras e as que se criam específicamente para movimentar os milhões)?

Acredito que será o chamado "zé povinho" o principal fiscalizado para para se reduzirem uma vez mais as despesas sociais do Estado... As grandes manobras financeiras hão-de encontrar uma qualquer forma de contornar a lei, masmo que à partida isso não seja evidente...

Zé da Burra o Alentejano

CausasPerdidas disse...

Não será panaceia para todos os males, nomeadamente os fiscais, mas pode ajudar. É apenas uma medida dentre outras que há muito tempo devia ter sido tomada. A luta contra os offshores, por exemplo, devia ser tomada mais a sério que as simples declarações de intenções.
De qualquer forma, carrinho de topo de gama e salário mínimo declarado pode vir a ser mais difícil. Como o ter-se apoio nas propinas quando se é filho de comerciante e pagá-las por inteiro se se é filho de um assalariado.
Ou os sinais exteriores de riqueza sem qualquer tipo de actividade que as justifique.
O Estado deve mais atento aos fenómenos que já acontecem e se podem agravar, como a lavagem de dinheiro que não passa pelo crivo fiscal, nomeadamente no futebol.
Um tipo que foge aos impostos não é nenhum Robin dos Bosques, não rouba ao Estado, rouba a todos nós. Que o Estado aplique mal o dinheiro que pagamos é outro debate. Cumprimentos.