24.4.09

O Horror...

Como não estava numa de ver o debate entre os dois candidatos oficiais da SIC ao parlamento europeu, decidi dar uma vista de olhos ao "Jornal Nacional" da TVI. Dei de caras com um autêntico esgoto a céu aberto de tudo o que não deve ser o jornalismo, um sítio onde se confunde "jornalista" com justiceiro - daqueles que falam dos "desgraçadinhos" mas que tiram sempre a favor dos ricos. Populismo de direita da pior espécie, sensacionalismo esteticamente horroroso que mete num canto nojos como o "24 Horas" e outros pasquins que poluem o panorama noticioso em Portugal. Jornalismo que só serve para se pôr no fundo da gaiola do pássaro.

Que dizer do leque ideológico dos comentadores que passam naquele produto televisivo?
Dá para perceber que a TVI ainda é mais selecta que a SIC, ou disfarça pior.
Nunca os comentadores foram tão redundantes: convidar um "comentador" para comentar os comentários da comentadora?
Então quando entra em cena um tal de Vasco Pulido Valente... Ui! Fica-se sem saber se havemos de rir ou chorar. O tipo não profere mais que banalidades! Aquela de mandar abaixo quem se sente mal com a inauguração do fim das obras de restauro (?!) da praça com com o nome do "botas" pelo grunho do presidente de Santa Comba Dão... no dia 25 de Abril. Contrastando, o ódio a Otelo. Acusou-o de tudo, só não teve tomates de "acusar" o homem pelo próprio 25 de Abril - cá para mim a razão de tanto rancor. Só de um pedaço de asno que não se terá dado mal com a ditadura.

Em conclusão. Aquele espaço da TVI é mau demais, não tem nada a ver com um noticiário, muito menos com "jornalismo de investigação". É um ajuste de contas tão degradante que quase consegue fazer o mais empedernido anti-Sócrates ficar com simpatias pelo senhor.
É só "berros e bocas", uma caricatura sem paralelo do jornalismo televisivo.

Nota: a imagem de M.M.Guedes que encima este texto está obviamente caricaturada.
Chama-se a isto ser redundante.

Sem comentários: