27.12.10

O candidato Cavaco e as Mulheres

Uma das poucas leituras disponíveis sobre "as mulheres" nos tempos da juventude do candidato Cavaco era a "Crónica Feminina". Qualquer tipo de alternativa, mesmo vinda de meios menos comprometedores como o dos católicos progressistas, poderia acarretar problemas de "integração" no regime... Sendo assim, só as mentes mais perversas não desculparão a falta de curiosidade do candidato Cavaco. Afinal, um Homem é moldado pelo Meio. (pode-se aceitar Rousseau se for para absolver o candidato Cavaco, certo?)

De qualquer forma (agora estranhando), volvidos quarenta anos de democracia e após tantos debates sobre o Divórcio, a Igualdade Salarial, o lugar da Mulher na Família e no Emprego e as lutas de mulheres (como Natália Correia), distinguir a Mulher apenas na perspectiva de "Fada do Lar" (se bem me lembro, o nome de outra revista de antanho) é algo assim a modos que residualmente... retrógrado.

E juntar esta ideia estereotipada sobre "a força do sexo fraco" à da caridade, e colocar uma pitadinha do ficar quietinho e caladinho a ver se não dão por nós para fazer um programa político... mais as vingançazinhas... e o sou amigo do meu amigo... enfim, até um liberal de direita terá vergonha de um presidente assim.

A desgraça deste país deve-se a uma coisa tão simples como os políticos fazerem política a partir das fantasias que anteriormente inculcaram no povo. Através desta lupa, é verdade, o candidato Cavaco é o que melhor representa... o que este país é.

(chamo a atenção de que, tal como a comunicação social de referência, eu não escrevi "candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS", como todos sabemos um anátema reservado a Manuel Alegre, "candidato do PS e do BE", a Francisco Lopes "candidato do PCP" e a Fernando Nobre, candidato com raiva de ser candidato).

Sem comentários: