29.12.10

Debates sem Linguagem Gestual = discriminação

A foto publicada no "Público" online mostra uma manifestação
contra a discriminação da Comunidade Surda,

ocorrida ontem, durante um debate televisivo entre dois dos candidatos à presidência da república.
Todavia, o artigo que acompanha a foto não traz nenhuma referência à manifestação.


Procurei no artigo alguma referência à foto que o emparceira... algum discurso directo de quem empunhou os cartazes. Nada. Afinal, somente um "apontamento" fotográfico, como se de um grupo de apoio a um dos candidatos se tratasse.
A coisa, porém, é mais séria e devia merecer maior visibilidade: há um grupo de concidadãos que está impedido de ter acesso aos debates eleitorais porque os canais não disponibilizaram técnicos de Linguagem Gestual durante as emissões.
Já é tempo de haver uma Lei que obrigue a que todos e quaisquer debates políticos na televisões, mesmo fora da época eleitoral, tenham técnicos de Linguagem gestual - por favor, não me digam que já existe!
Deixar ao critério das TV é o pior que se faz, e não venham com as "dificuldades económicas", as estações pagam salários pornográficos às estrelas dos canais - ao mesmo tempo que vivem do jornalismo precário...
O que é notório neste particular é que as televisões fazem o que querem, definem as regras e ainda recebem dinheiro pelo "Serviço Público". E desenganem-se, não é só a RTP que recebe dinheiro, qualquer canal privado que passe um debate ou um tempo de antena tem "compensação económica" por isso.

Sem comentários: