4.5.09

Dimas Pereira e José Afonso

Foto de Dimas Pereira
Resistente antifascista,
militante comunista
e um dos fundadores do Círculo Cultural de Setúbal.

Em 2008, a maioria da vereação da Câmara Municipal de Setúbal (PS e PSD) recusou uma proposta da CDU para a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Dimas Pereira.
A mesma vereação que viria entusiástica e unanimemente a apoiar a atribuição da distinção ao cançonetista "Toy"... De qualquer forma, gente de todas as cores da Esquerda, já se havia antecipado.
Clicando abaixo, uma ligação para um
Blogue criado a propósito da homenagem
que lhe foi feita pelos companheiros do
Círculo Cultural de Setúbal, em 2007
.


Capa do disco que é referido pela Agência Lusa:

Frente e verso do single (para os da geração dos CD, o nome que se dá aos discos de vinil mais pequenos que trabalham a 45 r.p.m, rotações por minuto) onde Dimas Pereira colaborou com José Afonso tocando acordeão. Foi editado pela LUAR (Liga de Unidade e Acção Revolucionária), uma organização política armada que se dissolveu após o PREC .

Ampliando a segunda imagem, consegue-se ter acesso às letras das músicas que se tornaram hinos nas ruas de Setúbal nos idos da Revolução, tempos em que a "capital do trabalho" ostentava orgulhosamente o epíteto de "Cidade Vermelha".
A primeira canção, "Viva o Poder Popular" (letra e música de José Afonso) é a mais conhecida e já foi impressa noutros suportes.

Já "Foi na Cidade do Sado", a face B do disco, é uma raridade que, penso, não existe noutro suporte que não o analógico. Aqui José Afonso pegou num conjunto de quadras populares e musicou-as deixando para a História da Revolução Portuguesa o relato musicado do que foi o primeiro comício do PPD em Setúbal.

Em 7 de Março de 1975, este partido construído sobre as ruínas do antigo partido da ditadura (a ANP, Acção Nacional Popular, sucessora da União Nacional salazarista) escolhe Setúbal para fazer um comício. Devido ao manifesto envolvimento deste partido nas tentativas golpistas de recuperação do poder por parte do caciquismo ligado à ditadura fascista, o seu comício é considerado uma provocação pelas gentes da cidade de Setúbal.
Dos bairros da periferia a indignação desce à baixa e manifesta-se procurando boicotar o comício do PPD. Travam-se violentos confrontos que incluem uma forte intervenção policial que provoca um morto e dezenas de feridos entre os manifestantes, nove dos quais baleados. A ira popular obrigou à intervenção do COPCON para evacuar e proteger os polícias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tens o Blog do Dimas a abrir no fim do blog o link para abrir o Blog no início é este : http://dimaspereira.blogspot.com/

Victor Serra

Anónimo disse...

Tive a honra e o previlegio de conhecer pessoalmente o Zeca e o Dimas dois monstros da cultura desta cidade de Setúbal.
Mas tendo ultimamente passado bons momentos com o Mestre Dimas na Banda do Andarilho, nos espetaculos,ensaios e nos percursos para os mesmos, era um homem amigo e conselheiro da malta mais jovem.
Ficará para sempre na minha memória a homenagem feita ao Dimas no Forum Luisa Todi.
É uma vergonha que aquela gentinha da oposisão da Câmara, que não tem outro nome tenham votado contra a entrega da medalha da cidade a um homem que deu muito de si, mesmo não sendo filho da terra.
Não sendo como muitos que vieram para esta cidade para encherem os bolsos á conta dos Setúbalenses, e hoje em dia têm fortunas, herdades com cavalos, predios, terrenos e etc.
Mas o meu AMIGO DIMAS so fez e têm amigos nesta cidade.
Para acabar vou deixar o nosso codigo secreto PARA TI AMIGO E COMPANHEIRO ONDE ESTAS OU ONDE ESTARAS NUNCA TE ESQUECAS (VAI FALTAR A ÀGUA) ATÉ SEMPRE CAMARADA
E obrigado por me teres como amigo foi uma honra partilhar contigo alguns momentos da minha vida.
FICAMOS Á ESPERA DE TI PELA NOITE DENTRO NO OUTUBROS PARA BEBERMOS UM CAFÉ E FUMARMOS UM PORTUGUES SUAVE SEM FLITRO.
ATÉ LOGO

JOÃO MELO (JONY)

CausasPerdidas disse...

Victor Serra:
Já corrigi o "link", obrigado pela chamada de atenção.

CausasPerdidas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.