4.5.09

Falecimento de Dimas Pereira (actualização)

O funeral de Dimas Pereira é amanhã. Sairá às 11 horas da Capela da Nossa Senhora do Socorro para o cemitério de Aljeruz em Setúbal.
Exortamos todos os setubalenses com memória a estarem presentes.

Sem mais, a Notícia no site do semanário "Sol".

Cultura
Morreu Dimas Pereira, fundador do Círculo Cultural de Setúbal
Dimas Pereira, que ao lado de José Afonso fundou o Círculo Cultural de Setúbal (CCS) em 1969, morreu hoje nesta cidade aos 87 anos vítima de doença súbita, disse à agência Lusa fonte próxima da família


O acordeão de Dimas Pereira - militante do PCP e resistente anti-fascista - acompanhou José Afonso no single 'Viva o poder popular', editado em 1975 à margem do circuito comercial, pela Liga de Unidade e Acção Revolucionária (LUAR) e no LP 'Enquanto há força' (1978).
Tito Lívio, jornalista e que posteriormente se afirmou como crítico de teatro, e Carlos Tavares da Silva, director do Centro de Estudos Arqueológicos do Museu de Arqueologia e Etnografia do distrito de Setúbal, foram outros dois fundadores do CSS, um local de resistência cultural inicialmente localizado na Av. 5 de Outubro, em Setúbal, frequentemente vigiado pelo PIDE.
'Os Galés', 'Banda do Andarilho', 'D´tráz da Guarda' (Nome da rua para onde o CCS se mudou após o 25 de Abril), 'Os Amigos de Lagameças' e 'Os amigos do Kanto' foram alguns dos grupos que Dimas Pereira integrou.
Dimas Lopes Soares Pereira nasceu a 16 de Setembro de 1921 em Quelfes, concelho de Olhão.
«Tinha seis anos quando o pai, anarco-sindicalista, com sonhos que não cabiam no Portugal de 1926, pegou na família, deixou o Algarve e rumou a Marrocos», diz Victor Serra, no blogue que dedica ao amigo de longa data e ao lado de quem esteve vários anos na direcção do Circulo Cultural de Setúbal.
Casablanca foi a cidade onde Dimas cresceu, estudou e aprendeu a tocar acordeão.
Aos 21 anos regressou a Portugal, onde por quatro vezes foi preso pela PIDE.
Em 2007, um grupo de amigos prestou homenagem a Dimas Pereira, com um espectáculo musical no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.
Numa carta ao executivo municipal daquela autarquia, esse grupo de amigos - entre os quais se contava João Afonso, sobrinho de Zeca Afonso - solicitava a atribuição da medalha de honra da cidade a Dimas Pereira.
Em 2008, o nome de Dimas Pereira foi proposto pelos vereadores da CDU para a atribuição da medalha de honra da cidade, proposta vetada pelos restantes partidos representados na vereação.
Dimas Pereira - cujo funeral sai terça-feira às 11h da capela de Nossa Senhora do Socorro para o cemitério de Aljeruz, em Setúbal - nunca se mostrou magoado com o facto, porque a sua «coroa de glória» - afirmava - era «ter gravado com Zeca Afonso».

Sem comentários: