8.5.09

"i" de irrelevante

Chegou às bancas e ao ciberespaço um novo jornal de nome "i". A mira está sobre a "classe média-alta e alta", apontam os seus promotores que não se fizeram rogados no investimento.

Tendo em conta que o panorama da imprensa escrita nacional faz lembrar os célebres detectives Dupont & Dupont da banda desenhado do Tin Tin, a curiosidade foi despertada.

Debalde.

Uma vista de olhos pelos títulos dos artigos e é notória a carrada de "fait-divers" e "notícias" que não o são. Eles lá sabem dos interesses culturais da "classe alta e média-alta".
A caixa alta é bombástica: "Patrões e Sindicatos Querem Menos Imigrantes". Eis uma novidade para quem julgava que os patrões adoravam os salários dos imigrantes e que os sindicatos quereriam era menos Emigrantes. Percebe-se depois de ler: "OS sindicatos" (assim, a modos que todos) refere-se afinal à central do Sr. engenheiro, o tal que assina tudo com o outro... engenheiro - mais um caso de Dupont & Dupont, mas desta feita com "Concertação Social" pelo meio.

No Editorial, acompanhando o tema da caixa, não falta o estereótipo acerca de como as forças políticas vêm os imigrantes, "Assim: a esquerda olha-os piedosamente como gente explorada por capitalistas impiedosos a quem tudo se desculpa; a direita como empregados precários que, mais cedo ou mais tarde, engrossarão as estatísticas do crime."

Pelo que se adivinha do primeiro número, este novo episódio da luta pelo mercado publicitário e pelo espaço opinativo do costume irá ter como consequência não mais que uma maior ginástica mental para a gestão do espaço disponível nos quiosques por parte dos vendedores.
Mais um desperdício de papel.

Sem comentários: