6.6.09

É a Cultura estúpido!

Vamos ver se me consigo explicar.
Há um concurso televisivo num canal qualquer ("qualquer" porque não imagino qual - nem me ponho a adivinhar, tal é a parecença entre eles) onde uma criança setubalense tem feito sucesso.
Eis que um vereador do PS, Catarino Costa, identifica o petiz como “alguém que nos últimos seis meses tem feito mais por Setúbal do que muitos de nós, engravatados” (reproduzido de "O Setubalense") e pimba! propõe a pródiga ideia de homenagear com a Medalha da Cidade a criança de dez anos.

Não especulo nem pretendo fazer apreciações sobre as qualidades artísticas do jovem, pretendo apenas lembrar que este vereador tão preocupado com o fenómeno mediático em curso votou contra a atribuição desta mesma medalha a Dimas Pereira, parceiro de José Afonso na fundação do Círculo Cultural de Setúbal, uma histórica associação cultural que foi "morta" no tempo em que o partido desta figura trágico-cómica da cidade tinha maioria absoluta.

A medalha acabou por não ser atribuída ao excelso setubalense, falecido recentemente. Foi direitinha para esse colosso da cultura nacional, e da condução sem mãos em autoestrada, que dá pelo nome de "Toy". Podem-se rir internautas de todo o mundo...

A falta de vergonha desta gente e a proximidade das eleições autárquicas vem "permitir" agora a passagem da proposta da atribuição dessa medalha ao saudoso acordeonista a quem muito devem as pessoas de cultura desta cidade: A título póstumo.

Sem comentários: