9.12.06

Costa da Caparica. A culpa é do mar...

O Instituto Nacional da Água vai colocar areia nas praias do Norte da Costa da Caparica a partir de domingo para evitar o avanço do mar e proteger as habitações e bares, informou o Ministério do Ambiente, avança a Lusa. Lê-se no digital PortugalDiário.

Temos directos das TV, ondas hertzianas a atirar areia para os nossos olhos. E ninguém explica: o mar mais não faz do que recuperar aquilo que nos deu e que nós maltratámos.

A areia regressa para donde veio, após a conjugação do vento e das marés a ter depositado naqueles "amontoados inúteis de areia" que têm servido para tudo: para a contrução desenfreada, os passeios de jipe e raids de motas a quatro patas...
De certeza que não foi o uso cantado pela célebre canção dos GNR que enfraqueceu todo um sistema que a natureza demorou anos a construir, foi o desleixo e a irresponsabilidade dos governantes e das autarquias que levaram à ocupação das dunas por actividades que lá não deveriam ter lugar.

Depois, para defender a costa, pontões e mais pontões. Uma luta inglória que terá um vencedor a prazo: a tal "água mole..." Até lá vão ganhando os mesmos de sempre.

Quem já está a perder são as gerações de portugueses que ainda não nasceram e que apontarão a estupidez da nossa e das gerações anteriores que deixaram delapidar a costa marítima portuguesa e vendê-la em T1, T2, e T3...

Sem comentários: