16.11.06

É o Petróleo, estúpido!

"O 11 de Setembro foi o culminar de uma série de atentados graves que se tinha iniciado ainda nos anos 90 sob Clinton. Pensou então a Administração Bush que o 11 de Setembro sobretudo revelava o fracasso de décadas de realpolitik no Médio Oriente, que apenas tinham gerado os monstros que mataram três mil pessoas num só dia. Assim, em vez de lidar com ditadores diversos e (como se diz agora) "Estados falhados" diversos, deveriam os EUA promover uma alteração institucional substancial no Médio Oriente, apoiando por lá a instalação de regimes democráticos."
(link para o DN)

Num mundo em que o "não há almoços de borla" é a ideologia dominante, ainda há quem nos pretenda convencer que a invasão do Iraque tinha uma intenção filantrópica: afinal o que se pretendia com a guerra era "oferecer" a democracia aos povos iraquianos.
Depois de tudo o que se tem passado no Iraque e no Médio Oriente, ainda há quem venha com esta conversa, e fora da página humorística do jornal.
Depois da derrota eleitoral dos cães-de-guerra nos E.U.A., os "lulus" nacionais mantêm a lata de continuar a bater na mesma tecla... E nós somos todos estúpidos, né?

Sem comentários: