11.12.06

Chile: Ya morió el hijo de puta!

Morreu o ogre que governou o Chile entre 1973-1990.
Após passar a última década a brincar ao gato e ao rato com a justiça, tentando fugir das acusações de tortura e corrupção, e após se saber das contas milionárias que amealhou no estrangeiro, a morte levou Augusto Pinochet.

Pinochet tornou-se conhecido quando chefiou o golpe militar, concertado com a CIA, que derrubou o governo do socialista Salvador Allende.

Após esmagar a Esquerda chilena, e milhares de presos, torturados e exilados depois, tornou-se o herói dos economistas neo-liberais. "Milagre económico chileno", é como os apóstolos de Milton Friedman gostam de chamar à desregulamentação completa das leis laborais, as privatizações e a uma economia assente no capitalismo especulativo e inimigo de tudo o que tenha conteúdo "social".

A morte de Pinochet é também uma lição política para uma certa esquerda de meias tintas: quando a esquerda revolucionária alertou Salvador Allende para a eminência do golpe militar este afirmou que "o exército está em boas mãos". Nas do comandante Pinochet que Allende havia nomeado. O balanço trágico do reformismo.

Bem aventurada seja a morte quando vem por bem!

Sem comentários: