15.4.10

Católicos, já podeis ouvir os Beatles!

Segundo o "Expresso", que cita o jornal oficioso do Vaticano, "L'Osservatore Romano", as palavras simpáticas que o jornal católico dedica pela primeira vez em décadas à banda de Liverpool que tanto sucesso fez nos anos 60 e 70 do século passado poderão significar que estará próxima a sua reabilitação total para os ouvidos católicos.
Isto significará que o crivo moral da "Santa Sé" permitirá finalmente que os Beatles sejam ouvidos por ouvidos católicos sem se incorrer em pecado. Mais um problema de consciência que não deverá ter afectado muito os católicos "não-praticantes" nas últimas três décadas...

Entretanto tenhamos fé que seja concedido finalmente o perdão ao entretanto falecido John Lennon (assassinado em Nova Iorque em 1980) por ter afirmado durante o auge da fama da sua banda e com a ironia que lhe era peculiar que os Beatles eram mais populares entre os jovens que Jesus Cristo.
Apesar do músico ter tentado mais tarde "contextualizar" a afirmação e o seu propósito, o Vaticano nunca lhe perdoou o atrevimento, o nome de John Lennon seria sinónimo de ódio entre os fanáticos religiosos. Isto apesar do músico contar entre o seu reportório com uma das mais "cristãs" (e belas) músicas de Natal, "Happy Christmas (War is Over)", e de ter sido durante toda a sua vida um pacifista.

"Happy Christmas (War is Over)":
- Cantado Por John Lennon, aqui.
- Letra (em inglês), aqui;
- Interpretação num registo diferente por Pavarotti, P. Domingo e Carreras, aqui.



Sem comentários: