Ontem assisti a um (bom) filme do Alan Parker, "The Life of David Gale", na RTP. Tive a curiosidade de ver quem tinha sido o autor da Banda Sonora... debalde! a RTP tem adoptado o hábito de passar as legendas a "cem à hora". Fiquei indignado e decidi protestar junto da
Entidade Reguladora para a Comunicação Social "Assunto: Queixa contra a RTP (Canal 1) por sonegar as Fichas Técnicas dos filmes que exibe.
Venho por este meio protestar contra a forma como o Canal 1 da RTP tem vindo a desrespeitar as pessoas que se dispõem a ver as suas rubricas de Cinema.
Refiro-me em concreto à forma como este Canal Público de Televisão tem passado as Fichas Técnicas dos filmes que exibe: acelerando a imagem, tornando impossível a sua leitura.
Para os cinéfilos a Ficha Técnica de um filme contém sempre elementos de interesse que vão desde “quem fez o quê”, passando pelo “onde” até ao “quando”. Para estes, retirar esta parte (como é hábito nos canais privados) ou inviabilizar a sua leitura (atitude mais “soft”, mas como o mesmo resultado prático) significa amputar o filme. Indo por outro lado: representa tratar os espectadores como meros “consumidores de imagens”.
Não só. Mesmo entre aqueles que vêm os filmes numa perspectiva diferente, dentre os outros que não se preocupam com estes “pormenores” que a RTP decidiu coarctar aos seus telespectadores é costume encontrar curiosos que gostam de saber quem é o autor da Banda Sonora, onde foi filmado, etc.
Ao negar a possibilidade da leitura Ficha Técnica a RTP está a fazer exactamente o contrário daquilo que é suposto fazer; o que justifica que eu e milhares de cidadãos sejamos contribuintes do seu financiamento: contribuir, pelo menos, para a Curiosidade Cultural das pessoas.
É em nome deste princípio que, de acordo com as possibilidades que detiverdes, solicito a Vossa intervenção."
1 comentário:
a SIC e a TVI, pura e simplesmente, cortam as fichas técnicas... e esta hein?
Enviar um comentário