4.7.06

RTP desrespeita telespectadores

Ontem assisti a um (bom) filme do Alan Parker, "The Life of David Gale", na RTP. Tive a curiosidade de ver quem tinha sido o autor da Banda Sonora... debalde! a RTP tem adoptado o hábito de passar as legendas a "cem à hora". Fiquei indignado e decidi protestar junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

"Assunto: Queixa contra a RTP (Canal 1) por sonegar as Fichas Técnicas dos filmes que exibe.


Venho por este meio protestar contra a forma como o Canal 1 da RTP tem vindo a desrespeitar as pessoas que se dispõem a ver as suas rubricas de Cinema.

Refiro-me em concreto à forma como este Canal Público de Televisão tem passado as Fichas Técnicas dos filmes que exibe: acelerando a imagem, tornando impossível a sua leitura.

Para os cinéfilos a Ficha Técnica de um filme contém sempre elementos de interesse que vão desdequem fez o quê”, passando peloondeaté ao “quando”. Para estes, retirar esta parte (como é hábito nos canais privados) ou inviabilizar a sua leitura (atitude mais “soft”, mas como o mesmo resultado prático) significa amputar o filme. Indo por outro lado: representa tratar os espectadores como merosconsumidores de imagens”.

Não . Mesmo entre aqueles que vêm os filmes numa perspectiva diferente, dentre os outros que não se preocupam com estespormenoresque a RTP decidiu coarctar aos seus telespectadores é costume encontrar curiosos que gostam de saber quem é o autor da Banda Sonora, onde foi filmado, etc.

Ao negar a possibilidade da leitura Ficha Técnica a RTP está a fazer exactamente o contrário daquilo que é suposto fazer; o que justifica que eu e milhares de cidadãos sejamos contribuintes do seu financiamento: contribuir, pelo menos, para a Curiosidade Cultural das pessoas.

É em nome deste princípio que, de acordo com as possibilidades que detiverdes, solicito a Vossa intervenção."

1 comentário:

miguel disse...

a SIC e a TVI, pura e simplesmente, cortam as fichas técnicas... e esta hein?