2.10.09

Publicada sondagem sobre as autárquicas de Setúbal.

O "Expresso" tornou pública uma sondagem sobre as municipais em Setúbal.
Se se cumprirem os números avançados pelo semanário, a candidata da CDU, Dores Meira, legitimará através do voto a cadeira que ocupa.
Atrás da até agora presidente do PCP ficará a candidata do PS, Teresa Almeida, que não conseguiu demarcar-se da herança trágica para a cidade deixada pelo antigo presidente ligado ao seu partido, Mata Cáceres. Aliás, durante toda a campanha a candidata do PS não fez esforço nenhum no sentido de recusar o património de 16 anos de "fartar vilanagem" de betão, o que se por um lado revela fidelidade da antiga vereadora do Urbanismo ao seu antigo presidente, visto noutro prisma é assustador e de muito mau presságio para a Cidade caso seja eleita presidente. Felizmente, neste caso, parece que os setubalenses ainda não esqueceram.
O último lugar do "pódio" é onde a sondagem coloca Jorge Santana, o candidato independente do PSD, ou independente candidato do PSD, enfim... um erro de casting num partido que assinou a continuação da destruição da Arrábida pela Secil e que não tem tradição de defender algumas das ideias que o candidato avançou.
Ainda de acordo com esta sondagem, o Bloco de Esquerda aumentará a votação em relação às locais anteriores e o seu candidato, Albérico Afonso, estará próximo de ser eleito vereador.
Se assim for, o Bloco cumprirá o objectivo a que se autopropôs no início da campanha: eleger um vereador. Se o fizer, o partido tornar-se-á a surpresa das locais setubalenses, já que nas últimas eleições, apesar da subida eleitoral em termos autárquicos, a representação do Bloco se quedou por dois deputados municipais e por alguns eleitos em várias assembleias de freguesia.

Como podem ver ao lado, este blogue não é imparcial. Assim sendo: se os setubalenses quiserem, na próxima vereação ouvir-se-á uma voz diferente das que têm ecoado nas centenárias paredes da Praça do Bocage. As sondagens não valem nada perante a vontade popular.

1 comentário:

victor serra disse...

Agora que se sabe os resultados não houve triunfalismo a mais por parte do Bloco vindo das eleições legislativas ??
Não houve em Setúbal uma campanha do Bloco desintegrada do conhecimento das populações e um pouco intelectualizada fora das realidades do que é a população de Setúbal ?????
Não eram os candidatos do Bloco demasiadamente desconhecidos da população de Setúbal ????
Três questões para reflectir?