7.10.12

Até sempre Valentina!

Valentina Loução, em primeiro plano,
numa acção do Bloco de Esquerda nas ruas de Setúbal, em 2011.
(foto Esquerda.net)

Conheci a Valentina no início dos anos 80, em Setúbal, no Largo da Misericórdia durante uma vigília pela libertação da Isabel do Carmo e do Carlos Antunes que o ajuste de contas com os tempos da Revolução acusara de "terrorismo". Já chegáramos à fala numa das noites em que militantes da UDP e do PSR colámos cartazes a convocar a acção de solidariedade.

A Valentina fazia parte do núcleo de mulheres da UDP de Setúbal, bem reconhecido pela sua combatividade. O seu entusiasmo fazia as diferenças políticas caírem por terra e obrigava a colocar o nível do debate no que interessava. Desarmava os sectários de dentro e de fora do partido.
"Só é sectário quem pode", lembras-te Valentina?

Vim a reencontrá-la no Bloco de Esquerda, como uma das figuras mais activas do núcleo setubalense. Foi uma das pessoas que insistiu comigo para fazer parte da lista do seu partido às autárquicas. Foi por intervenção dela que não consegui dizer que não.

Acompanhei-a na bancada do BE na Assembleia Municipal de Setúbal, até a doença a ter obrigado a suspender o mandato. Quando se sentia melhor - às vezes nem tanto, denunciava-o a voz -, ligava-me preocupada com os assuntos da assembleia. Fazia sugestões e críticas, dava força aos camaradas.

Não podendo manter mais a suspensão de mandato - nós no Bloco sempre fizemos questão em dizer-lhe que estávamos à sua espera -, coube-me a ingratidão de ter de a contactar porque o regimento já não permitia mais suspensões e substituições.
Liguei-lhe, incomodado, sempre preferi que fosse ela a ligar para mim. Foi quando soube que estava no hospital de Setúbal com outro problema. Visitei-a nesse mesmo dia, meti-me com ela como fazia sempre, desta feita por causa do "look à Sinead O'connor". Riu-se. E perguntou coisas da assembleia e do Bloco.
Foi a última vez que a vi. "Como é que estão as coisas?", é assim que a lembro.

Ao seu companheiro, e restante família, às suas camaradas de sempre na "caixa", apresento as minhas condolências.

O Bloco de Esquerda perdeu uma das suas melhores e mais devotadas militantes e a Classe Trabalhadora uma combatente genuína. Uma das minhas. Até sempre Valentina!

José Tavares da Silva,
Deputado da Assembleia Municipal de Setúbal
eleito pela lista do Bloco de Esquerda



Sem comentários: