30.9.10

"não sou racista, mas..."

Texto retirado da caixa de comentários de "O Setubalense".

"Ciganos". Viu? Foi fácil de escrever. “Certas etnias” é como aquela de se dizer "de cor" em vez de “pretos”, como se herdou dos tempos de Salazar. E, claro, o lusitano "não sou racista, mas...". Se o nazismo tivesse sido em Portugal, tínhamos gaseado os judeus à mesma, mas tínhamos colocado sabão nos “chuveiros”. É que somos “um povo de bom coração”.
A conclusão crua do texto: O país está assim e a culpa é de "certas etnias". O BPN era o banco de "certas etnias"? Foram as “etnias” que enterraram o nosso dinheiro para pagar o desaforo? Desde quando é que banqueiros, "empresários" que fogem ao fisco, especuladores bolsistas, políticos carreiristas... constituem uma "etnia"?
Mais? Vem aí a cimeira da NATO e vão ser gastos 5 milhões de euros em 3 dias, vão-se comprar viaturas blindadas “anti-motim” que não valem nada para “combater o terrorismo”, só servem para conter a ira do povo. E que dizer daqueles que vêm aqui a Setúbal com câmaras de TV cavalgar a “insegurança”, falar de vidas que não conhecem e acabam a comprar… submarinos? Enquanto que, ao mesmo tempo, os polícias mal pagos são obrigados a pagar o fardamento do seu bolso e continuam mal protegidos e equipados...
Minha cara, só pessoas poucos exigentes ou de agenda racista (não a tenho nessa conta), ou muito distraídas podem pretender responsabilizar "certas etnias" pelo que se passa neste país. É uma receita que mediatizada tem garantia de sucesso, os tolos farão eco da mensagem com a força que lhes falta para gritarem contra os poderosos...
Quem diz que as minorias étnicas não servem para nada num contexto de crise económica? Para onde é que muitos virariam a sua cobardia? Até dá vontade de concluir: “Malditas ‘certas etnias’ que elegem sempre os mesmos!”
Não faz sentido, pois não?
Eu considero o meu vizinho alentejano um imbecil, e ele provavelmente pensará o mesmo de mim, mas deixemos o resto dos alentejanos e setubalenses em paz. É difícil fazê-lo em relação aos demais?
Uma coisa lhe garanto: A inteligência e a estupidez, a solidariedade e a exploração foram bem distribuídas por todas as “etnias”… porque Deus, a existir, não quereria certamente ser acusado de racista.

Sem comentários: