3.7.15

Comprometendo o Jornalismo, outra vez

A campanha do referendo na Grécia ganha contornos interessantes nas TV portuguesas com as estações que se têm limitado a retransmitir "ipsis-verbis", acriticamente, o que sai das grandes antenas internacionais (e do YouTube...), e que já quase não têm correspondentes no estrangeiro, a mandarem jornalistas (quantos falarão grego?) filmar bichas ["filas"? eu sou português não sou brasileiro] à frente dos multibancos.
Sobre o trabalho dos "jornalistas", desculpem mas depois das "armas destruição maciça no Iraque" e da vergonha que foi deixarem-se manipular pela NATO na cobertura da Guerra na Jugoslávia, é de desconfiar. Sabíeis que havia um portal de informação sobre a Grécia em Portugal? Eu também não.
Esta vem denunciada no "Infogrécia". Abro aspas:
Uma vítima do terramoto da Turquia "transformado” em pensionista grego em lágrimas na capa de um diário é o último exemplo de manipulação da imprensa a fazer furor nas redes sociais.
A esmagadora maioria dos jornais e tv’s privadas da Grécia, detidos por grupos ligados à oligarquia que tem dominado a finança do país, faz abertamente campanha pelo ‘Sim’.
O diário Star publicou esta semana na capa a foto de um pensionista grego em lágrimas por causa do controlo de capitais. Na realidade, este “pensionista” é uma vítima do terramoto na Turquia em 1999, agora recuperado para ilustrar ao povo grego o suposto desespero da terceira idade à porta dos bancos.
Se durante o fim de semana, as televisões criaram o clima da “corrida aos bancos”, com diretos intermináveis junto às caixas multibancos até que de facto as filas se começassem a formar por gente preocupada com o que via na tv, isso não bastou para alguns canais.
Uma das imagens mais impressionantes foi a desta idosa a proteger a amiga de olhares curiosos sobre o pin de multibanco por parte da suposta multidão na fila para levantar dinheiro. Mas na verdade, a foto era de 2012 e mostrava que não havia mais ninguém próximo da caixa.
Fecho aspas.
Claro que votaria "OXI" na Grécia.
Por cá, por alguma razão até o "Dia da Restauração da Independência" deixou de ser feriado.
Os betinhos que nos governam devem ter pensado que era o dia dos restaurantes...

Sem comentários: