17.7.12

A Música está mais pobre, morreu Jon Lord


Jon Lord, um dos fundadores e teclista dos Deep Purple, desapareceu ontem aos 71 anos de idade, vítima de uma embolia pulmonar, após uma longa batalha contra um cancro no pâncreas. (link para a notícia no "Público")




Ainda com os Deep Purple, em Moscoco em 1996.
Um solo de Jon Lord antes de "When A Blind Man Cries",
um clássico da banda.


Jon Lord (nascido em 1941) foi um dos ídolos musicais da geração que teve o privilégio de viver a melhor fase de sempre da música rock, não?, pelo menos no que aos diversos géneros de Rock Progressivo diz respeito, sem dúvida alguma. A forma inconfundível como tocou o seu "Hammond" nos Deep Purple - em "Child In Time" e "Smoke On The Water", só para lembrar alguns temas mais conhecidos - colocou-o no "top" dos debates adolescentes sobre quem era o melhor teclista. Uma escolha difícil, os "Pink Floyd", os "Yes" e os "ELP", e outros tantos que deixaram o seu nome bordado a ouro na memória da geração de 70 do século passado, foram contemporâneos da fase "histórica" dos Deep Purple.

Menos conhecida dos fãs da música "rock" são as incursões que  o teclista fez na música clássica, mesmo quando ainda fazia tournées com os "Deep Purple". Todavia, foi a esse género que o compositor Jon Lord dedicou os últimos tempos da sua vida.
Acabo, deixando aqui, retirado do "YouTube", o tema "Morning", de "Durhum Concerto" (2007).
O resto do concerto pode ser ouvido aqui.



Sem comentários: