9.2.12

Software livre? Pá, agora "tamos" no governo.

"[...] O Ministério da Administração Interna adquiriu novas licenças de software Microsoft para os próximos três anos no valor de 9.301.383 euros. [...] Mas há apenas nove meses, o PSD, já sob a presidência de Passos Coelho mas ainda na oposição, tinha apresentado a proposta de que todos os serviços do Estado passassem a usar software livre, no quadro de um conjunto de propostas para ajudar a reduzir despesa."
Ler mais. (link para o Esquerda.Net)


Pesquisando sobre o assunto do Software Livre, chega-se a uma página "gov.pt", uma página governamental, onde se lê:

 "O Software Livre é, na verdade, o início de uma mudança fundamental na infra-estrutura de software:
 - A iniciativa da Comissão Europeia e Europe 2005: An Information Society for all é suportada num Plano de Acção (de Junho de 2002). Um dos seus tópicos é dedicado ao Software Livre, e nele é assumido que a Comissão Europeia e os Estados Membros promoverão uma maior utilização de software livre no sector público;
- Através da Resolução da Assembleia da República n.º 66/2004 é recomendado ao Governo a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento do software livre em Portugal. [...]"

Pesquisando nesta página, na rubrica "Conteúdos Recentes", vemos vê-se que...
"última actualização: 2010-10-22 15:59:54".

Outubro de 2010... Moral da estória: o Software Livre é mesmo mais "lento" que software proprietário.

 

Outros sítios para saber mais sobre o assunto:

Definição de Software Livre (link para a Wikipédia)


 Se quiser experimentar um sistema operativo alternativo pode encontrá-lo aqui (link para o "Caixa Mágica")

Há uma versão que lhe permite arrancar a partir do leitor do DVD do computador e funcionar no Sistema Operativo Linux e ainda aceder a um pacote de escritório completo e ferramentas para ouvir música, ver filmes e aceder à Internet. Para tal só tem que descarregar o ficheiro e, claro, gravá-lo num DVD.
Além da versão "Caixa Mágica" (link em cima), há outras versões muito populares como o "Ubuntu" (link para a página brasileira, mais actualizada).

Para começar pode mandar o Internet Explorer dar uma curva mais as sucessivas "actualizações de segurança", com uma alternativa bem melhor. (link para o Mozilla Firefox).
Sim, isto foi publicidade... gratuita.

Sem comentários: