28.7.11

Valorizando a Arrábida aumentando o "stress" para lá chegar

Uma foto tirada durante a semana e ao fim da tarde
junto à Praia da Figueirinha, no Parque Natural da Arrábida, Setúbal.
Dois autocarros bloqueados pelo estacionamento abusivo e sem fiscalização.


Uma constatação, para começar: a circulação nos dois sentidos nas estradas de acesso às praias da Arrábida não ajuda nada, de permissão "oficial" ou não, só complica. Ao fim de semana, então, é comum ver-se o trânsito completamente bloqueado.
Impõem-se algumas perguntas:
E se houver um incêndio na zona?
Como movimentar ambulâncias no meio do caos automóvel quando até as rampas de acesso à praia estão ocupadas por viaturas particulares?

A resposta poderia estar na disciplina férrea dos sentidos de circulação, na demarcação e marcação de forma visível de todos locais passíveis de estacionamento, multando os demais. Talvez mesmo impedindo a entrada de mais viaturas na zona sempre que a segurança esteja no limite, através de um controlo de entrada e saídas, sendo que a ultrapassagem desse "limite" é impossibilidade de circulação de uma viatura pesada de socorro, dos bombeiros por exemplo.

No cúmulo, que todo o estacionamento fosse pago, mas atenção: para ajudar a financiar transportes públicos mais baratos e frequentes para as praias, com "vai-vens" a circular de diversos locais da cidade com destino às várias praias da Arrábida.

Depois da"socialista" entrega da areias de Tróia à especulação imobiliária, com o aumento desenfreado da tarifa da travessia do Rio Sado perpetrado por outra empresa de Belmiro de Azevedo, e com o mais que óbvio aumento da afluência das pessoas às praia da Arrábida, coragem precisa-se, não de navegação à vista.

Sem comentários: