18.3.10

Falta de médicos agrava-se. No SNS, claro.

Faltam médicos no SNS. Durante dezenas de anos, deixou-se que as médias de entrada em Medicina fossem inflacionadas e que não se construíssem mais faculdades de medicina e, em consequência, que se reduzisse o número de médicos. Como se os políticos que têm passado no Ministério da Saúde trabalhassem para as companhias de seguros, só pode ser.

Para muitos médicos, toca a lucrar coma situação, cobrando bem a quem lhes pagou o curso - ou acham que a propina que pagaram na universidade cobriu os custos do curso? Uma pista: quantos cursos de medicina foram abertos pelas universidades privadas? Isso mesmo, estão a ver?

Que tal: promover novos cursos, apoiar no entretanto os estudantes de medicina que por falta de vagas vão para fora e recrutar médicos no estrangeiro com exclusividade para o SNS? Devemos exigir que o SNS funcione e tenha qualidade.

Quem é indiferente ao que se passa é porque ou lucra com isso ou tem dinheiro para não se preocupar com o assunto. Acabem com as isenções fiscais dos actos médicos nos privados sempre que houver esse serviço no público. Vão ver que há mais gente a preocupar-se com a Saúde.

Sem comentários: