24.8.09

Acerca do debate sobre Setúbal na "TVI 24"

Aproveitando o atalho colocado aí em baixo pelo "Zelig", pude ver finalmente o debate autárquico sobre Setúbal que passou na "TVI 24". Uma opinião escrita ao sabor do teclado.

O candidato do PP esgrimiu o mediático tema da insegurança e não conseguiu avançar com ideia nenhuma... sobre o combate à insegurança.
O tema, aliás, foi maltratado, no sentido em que a insegurança na parte histórica é potenciada pela falta de gente no centro da cidade - uma responsabilidade do PS (16 anos de governo camarário que ignorou por completo o centro a favor das novas construções) e do PCP (8 anos, e só no fim do mandato mexeu nas tarifas camarárias como forma de incentivar a recuperação das habitações). Penso que o candidato do BE colocou a questão no sítio certo.

Sobre o "crescimento" da cidade, a Nova Setúbal, fiquei a saber que a candidata Teresa Almeida tem o objectivo de chegar aos 200 mil cidadãos - se isto já é um caso sério com 100 mil...
Notei que esta candidata não avançou ideia nenhuma para a cidade. Aliás, nem se lembra que é ao partido dela que se podem assacar os principais problemas que afligem Setúbal - fico quase convencido que a senhora não é de cá, "veio ver a bola".
No caso de Tróia, desculpabilizou miseravelmente o seu correlegionário de Grândola ao mesmo tempo que atacava a candidata da CDU cuja culpa no assunto foi a de acreditar no Pai Natal...

O candidato do PSD elencou algumas ideias... do Bloco de Esquerda de há oito anos, exemplo: a utilização do Quartel do 11. Teve o condão de, a propósito de respostas a perguntas do jornalista, ter conseguido inserir no debate alguns temas antes dos demais.
O termo "barriga de aluguer" fê-lo responder ao candidato do Álbérico Afonso, do BE, para proclamar a sua "inocência" em relação ao PSD - o tal que prolongou o mandato da Secil na Arrábida. Foi esta capacidade de interferir que fez o partido que ele diz que não é o seu, mas sob cuja bandeira se apresenta, afirmar a vitória no debate.

Dores Meira esteve na defensiva, o que seria natural atendendo à sua posição de governante. Ficámos a saber que tem em carteira 40 milhões em obras para o concelho - não sei se me hei-de regozijar ou ficar preocupado.

O candidato do BE esteve bem... nas poucas intervenções que fez. A boa educação e o respeito pelas regras, e falar quando é solicitado, "não compensam" em televisão. De qualquer forma, para proveito do Bloco de Esquerda, demonstrou seriedade na forma como abordou os temas.

Gostei particularmente da acusação de Dores Meira (CDU) a Teresa de Almeida (PS) de que o Polis veio para Setúbal por troca com a co-incineração na Secil. É verdade. Como é verdade que um projecto que - apesar de ter nascido enviesado - podia ter melhorado muito a zona ribeirinha foi "co-incinerado" pelos dois partidos que incompetentemente têm governado a cidade.

Sem comentários: