23.2.09

João César das Neves no seu melhor

Anda o primeiro-ministro à procura de "soluções" e sai-se o João César das Neves com mais esta no Diário de Notícias:
"[...] A sensação generalizada na sociedade é que o ensino particular é uma coisa para ricos. Não admira, pois quem quiser escolher a escola dos filhos tem de pagar duas vezes, nas propinas a educação dos seus e nos impostos a educação dos outros. Isto até no ensino obrigatório, que a lei diz dever ser gratuito. Deste modo, o Estado recusa aos pobres a liberdade que a Constituição lhe confia.[...]"
(resto do artigo aqui)

A qualidade do ensino particular nomeadamente o universitário era tão grande que até tiveram de fechar portas... foi um óptimo investimento para quem se serviu a tempo e conseguiu ultrapassar as aborrecidas médias que as universidades públicas exigem.
De qualquer forma, se olharmos à quantidade de canudos provenientes das "privadas" que proliferam por aí, no governo, na administração pública, na gestão das empresas, também podemos adivinhar do seu elevado grau de empregabilidade. Da sua eficiência cá estamos nós para pagar.

Quanto ao argumento do César das Neves, que tal inverter a coisa: quer os filhos na privada, está-se borrifando para o ensino público e ainda quer os que frequentam o ensino público lhe paguem as propinas?
Só pode ser, quem assim escreve sobre o ensino não lecciona numa escola pública.

Sem comentários: