20.2.07

Apareceu mais um golfinho morto no Rio Sado

O dia de Carnaval não podia acabar pior.
Passeando ao longo da praia que une o Portinho da Arrábida à Praia do Creiro dei com a imagem desoladora de um golfinho morto.
Telefonei para as autoridades marítimas que me disseram que o Parque Natural da Arrábida já estava informado. Não imagino há quanto tempo o Parque tinha sido informado, mas era óbvio que não estava ninguém no local para proteger a carcaça das gaivotas. Conforme se pode verificar pelas fotos, o animal encontrava-se a seco, junto à vegetação e fora da linha de água, dando a entender que ali tinha sido depositado.
O testemunho fica aqui.



A seta assinala o local onde estava a carcaça do golfinho

Não consigo identificar a espécie de golfinho. Uma cria de Roaz Corvineiro - a espécie estuarina que costuma aparecer associada à imagem da Baía de Setúbal mas cuja população foi reduzida a poucas dezenas? Um Boto - outra espécie de golfinho, mais pequena que o roaz, que vive fora do estuário?

Não especulo sobre a causa da morte do golfinho, mas gostaria que fosse tornado público o Porquê destas imagens se terem tornado habituais nas últimas semanas.

Quando já arrancou, abençoado por este governo, o projecto imobiliário promovido pela Sonae na Península de Tróia, que encara o Rio Sado como uma autoestrada para um novo Algarve (por exemplo, deviará o tráfego marítimo para a zona mais frequentada pelos golfinhos do Estuário do Sado - uma autêntica ordem de despejo!), começa a ser tempo de os cidadãos de Setúbal verem que não são só as areias de Tróia que nos vão ser roubadas.

Dê uma passagem por aqui e fique também preocupado.

(Pode utilizar as fotos onde e como quiser)

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não acredito nisto, um golfinho morto no Rio Sado?! E ainda por cima seco?! Deveriam proteger os golfinhos do Rio Sado, não deixa-los morrer secos ou então entóxicados. Eu adoro animais e quando veijo noticias más sobre animais, eu choro baba e ranho.

Se quiseres ver o meu blog tb podes velo, vais a www.supergatimada.blogspot.pt e assim vais ver como eu adoro animais.
Bjsss.