23.4.12

"A raiz do fascismo é a estupidez"

"[...] A actual classe dominante nunca será capaz de resolver a crise, porque ela é a crise! E não falo apenas da classe política, mas da educacional, da que controla os media, da financeira, etc. Não vão resolver a crise porque a sua mentalidade é extremamente limitada e controlada por uma única coisa: os seus interesses. Os políticos existem para servir os seus interesses, não o país. Na educação, a mesma coisa: quem controla as universidades está ali para favorecer empresas e o Estado. Se algo não é bom para a economia, porquê investir dinheiro? [...]"

Excerto da entrevista feita pelo jornal "i" ao ensaísta e filósofo holandês, Rob Riemen. A conversa, interessante, girou à volta do tema do seu último livro, "Eterno Retorno do Fascismo",e  pode ser lida, completa, aqui. (link para o jornal "i")

O título deste post é parte de uma das citações usadas por Rob Riemen no decorrer da entrevista. No caso, o realizador italiano Frederico Fellini: “Eu sei o que é o fascismo, eu vivi-o, e posso dizer-vos que a raiz do fascismo é a estupidez. Todos temos um lado estúpido, frustrado, provinciano. Para alterar o rumo político, temos de encontrar a estupidez em nós”.


Sem comentários: