28.7.10

Parlamento catalão proíbe touradas. CDS e CDU de Setúbal recomendam-nas.

O parlamento regional da Catalunha decidiu proibir as touradas naquela região autónoma a partir de 2012 (link para o "Jornal de Notícias").
Em Setúbal faz-se o que se pode (link para "O Setubalense").

Sobre touradas, parece que há em Portugal uma "frente popular" em defesa da "tradição" que vai do CDS (que vai comemorar o seu aniversário com uma tourada no Campo Pequeno) à CDU de Setúbal (que aceitou financiar uma tourada num município sem tradição tauromáquica).

Deixemos as touradas do CDS. Nada de novo.
Importa-me Setúbal, porque a cidade tem azar, porque lhe estão sempre a inventar novas tradições enquanto permitem que a sua memória se vá perdendo debaixo dos alicerces de urbanizações, nos areais roubados e nos museus eternamente fechados. Com uma praça de touros encerrada há anos e sem que quase ninguém ligue a isso, à excepção dos que se preocupam com o património arquitectónico, decide-se alugar uma praça desmontável para o espectáculo. Procuram inventar mais uma "tradição".

Outra "tradição", a das Marchas Populares de Setúbal.
Em 1936, o Estado Salazarista tentou criar em Setúbal o movimento das marchas populares que iniciara com sucesso em Lisboa, em 1932. Para tal, ofereceu dinheiro a algumas colectividades setubalenses para iniciarem a "tradição", a coisa ainda se fez nesse ano mas acabou por não pegar. Ao longo de décadas poucos se lembraram da música de caixa e do vestuário estereotipado, preferiam-se os bailaricos e a sardinha assada, esta bem setubalense.
Em 1988 a cabeça da vereadora da "cultura" Paula Costa (PS) iluminou-se com a descoberta de dessa "tradição" perdida. Algumas colectividades alinharam, caíram subsídios "à cultura"... e "pimba!" foi reposta uma "tradição" que entre batatada e outras cenas menos edificantes lá vai (sobre)vivendo. No entretanto, o Festival de Teatro de Setúbal, e outras iniciativas populares que vinham ganhando raízes na vida cultural da cidade, definhavam pela falta de apoios. Em casa onde não há pão o circo tem de ser rasca, não vá o estômago ressentir-se.

Foi o final de uma década em que Setúbal vira muita gente ser vítima do desemprego. E depois, caramba, até parece que a suburbanização de Setúbal a tornou uma espécie de imane para os produtores do mau gosto e fabricantes de tradições. Colocam a cidade ridícula e repetidamente no lugar do estudante "poucachinho" que acha que "espírito académico" é macaquear a tradição das capas negras de Coimbra e candidatar-se a um coma alcoólico.

A tourada, outra vez, no Século XXI e por mão insuspeita.
Perante isto, que não desanimem os de Esquerda cuja sensibilidade é contra as touradas e não fiquem desorientados os aficionados de Direita com o improvável apoio à ganadaria. E vice-versa.
Marx explica: "o Génio Humano não tem Classe". Dúvidas? Levemos a citação às últimas consequências: A Estupidez Humana também não. Olé!

Para além de Marx.
Quem é "pelas pessoas" e desculpabiliza com a "tradição" os maus tratos aos animais, a alienação, que relativiza o sofrimento desnecessário e permite que se faça espectáculo do que se devia ter vergonha, tem falta de sensibilidade. Esquerda manca.
Para contrabalançar, a falta de credibilidade do "amor aos bichinhos" quando proclamado por pessoas que manifestam o seu desprezo em relação aos seres humanos social e etnicamente mais desprotegidos, os que adoram golfinhos e as suas cabriolices mas que se lhes dissermos que lhes estão a acabar com o habitat... enfadam, "é política".

“O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela forma como trata os seus animais”, disse Ghandi. "Os touros são para tourear, caso contrário desapareciam". Espera aí! O que apareceu primeiro, o touro ou a tourada? Eis uma pergunta que deve ser feita em todo o lado, no Campo Pequeno, em Setúbal... ou em Salvaterra de Magos - lembrei-me da localidade ribatejana para afugentar os fantasmas.

De Ghandi, outra, também interessante, é acerca do Cristianismo. Vou citá-la sem qualquer intuito religioso: "Eu seria Cristão se os cristãos o fossem 24 horas por dia."

Extrapolem.
Vai haver uma manif em Setúbal no dia da tourada.

Sem comentários: