14.6.08

THANKS GUYS!

Depois da vitória do "Não" no referendo ao Tratado de Lisboa realizado na na Irlanda (sim, um referendo igual ao que o Sócrates prometeu antes de ser primeiro ministro), é ver os comentadores de sempre nas televisões do costume a contestarem o resultado. Os argumentos que ecoam por aí já dizem algo do "cambalacho" que se prepara.

Nuno Rogeiro questionava há pouco na SIC se um pequeno país podia decidir pelo resto da Europa... dá vontade de rir! Topem, o único sítio onde a população foi consultada directamente mandou o tratado à urtigas;
Mais, depois dos "fundos estruturais" os mal-agradecidos dos irlandeses votaram "Não". Afinal o dinheiro da Europa é para comprar as pessoas. Sabe-se que não gastaram pouco na Irlanda, já sabíamos, não era preciso insistir.
E mais ainda, os malvados do "Não" fizeram campanha baseada em coisas tão desagradáveis como aquela de dizer que o tratado de Lisboa consagra o liberalismo selvagem e quer "privatizar tudo" - sim, a Saúde e por aí afora...
Uma coisa é certa, sabendo-se que é verdade que o tratado do Sócrates, do Durão Barroso e companhia prevê atacar os serviços públicos, se calhar até terá sido voto avisado pelo menos de quem não dispõe de um seguro de saúde como o Nuno Rogeiro terá.
E isto para não falar daquela de que os irlandeses têm muitos familiares nos Estados Unidos e que os americanos por via da diáspora estariam a procurar atrofiar a Europa...
O Nuno Rogeiro que vi no início da Guerra do Iraque mostrando na SIC a sua colecção de miniaturas de aviões militares era muito mais divertido. Não me lembro em que qualidade de especialista ele falava na altura: de miniaturas, de aviação em miniaturas, de estratégia militar em miniaturas... (de qualquer forma a SIC não costuma ser muito exigente com os seus especialistas, desde que concordem com a sua Agenda).

Conforme o acima, as primeiras declarações de ressentimento pelo "Não" irlandês foram proferidas pelos que têm menos vergonha, mas já indiciam o que por aí se prepara. Que "o voto só vale quando decide a nosso favor", disso já sabíamos; mas que o mesmo se aplicasse à Democracia... Está bem, pronto, também já sabíamos. "Nada de novo na Frente Ocidental".

O inglês não é grande coisa, mas eles percebem:
Thank you very much Irish People!

Sem comentários: