27.12.06

Volkswagen: para a burocracia laboral o que é nacional é que é bom.

A adminstração da Volkswagen prapara o fecho da sua fábrica em Bruxelas, na Bélgica.
Perante a ameaça, cerca de 20.000 pessoas - bem mais do que aquelas que trabalham na fábrica - juntaram-se numa manifestação contra os despedimentos.

A esta manifestação juntaram-se representantes de sindicatos e comissões de trabalhadores de outros países, nomeadamente da Alemanha. Depois das juras de solidariedade de ocasião, de manifestação, vem-se agora a saber que cada uma das burocracias laborais nacionais tem vindo a negociar com as respectivas administrações a perda de regalias para competir com as fábricas nos outros países.

Em nenhum caso os burocratas procuraram discutir uma resposta internacional dos trabalhadores do grupo alemão à tentativa da administração de maximizar os lucros à custa da chantagem e da redução de direitos.
Contando com o "nacionalismo" dos burocratas, a Volkswagen tem vindo a incrementar uma cultura de competição entre a Classe Trabalhadora do grupo, virando os operários uns contra os outros.

Eis um exemplo de que não é só a estalinização dos sindicatos e das comissões de trabalhadores que tem enterrado os trabalhadores. Os sociais-democratas de todas as matizes, do mais rosa ao mais avermelhado, não são melhores, conforme se pode ver neste e noutros artigos que se podem ler no World Socialist Website .

Perante a globalização dos ataques aos direitos, os trabalhadores têm de globalizar a solidariedade e as suas formas de luta. Mas, está visto, não é com estas "doenças venéreas da classe operária" que o vão conseguir. A Classe Trabalhadora está em crise.

20.12.06

Viva a luta dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa!

Por estes dias, a comunicação social a soldo dos interesses dos capitalistas tem pretendido intoxicar os cidadãos contra a luta dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que se mobilizaram em defesa da vigência do seu Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) .

Procuram-nos vender que os trabalhadores do "metro" são uns privilegiados só porque têm um acordo de empresa que lhes salvaguarda os direitos laborais básicos, defendem sub-repticiamente aquilo que pretendem transformar em mínimo denominador comum para todos nós: o trabalho sem direitos.

Querem manipular e utilizar aqueles que de nós vivem em regime de precariado como tropa de choque contra os nossos irmãos.

A solidariedade com a luta desses trabalhadores é condição essencial para que os termos de comparação apresentados aos assalariados não sejam apenas a precariedade e o terror laboral.

Por isso, a resposta da Classe Trabalhadora só pode ser a recusa da manipulação, e explicar isso nos transportes públicos, em todo o lado, perante os ignorantes ou os mal intencionados: Hoje eles, amanhã nós!

Para que um dia sejamos todos nós ao mesmo tempo!

Pelo Pão, vitória da Determinação!

I. 15 dias foi quanto durou a greve dos 110 trabalhadores da Transado, a empresa que opera os "ferry-boats" que fazem a travessia do Rio Sado entre Setúbal e a península de Tróia. Uma greve que teve como objectivo uma coisa simples: o pagamento dos salários.

Tudo isto porque no diferendo entre a Transado e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), a propósito de uma dívida que a empresa reclama, o não pagamento dos salários aos seus trabalhadores foi a forma que a transportadora escolheu para pressionar a APSS.

A greve chegou ao fim, com um desfecho que para já agrada aos trabalhadores: vão receber o seu salário bem como parte dos anteriores que ficaram em dívida.

Por enquanto, até uma nova empresa do grupo de Belmiro de Azevedo, a Atlantic Ferries, tomar possa da travessia, a Transado vai ficar a operar sob o controlo da APSS.

Mais pormenores no jornal digital Setúbal na Rede.


II. Já se vai tornando normal neste país que os patrões não paguem salários, da invocação da "crise" até à pressão para despedimentos, tudo serve.
Se houvesse um governo que estivesse minimamente interessado na defesa dos direitos de quem trabalha, patrão que devesse salários nunca mais formaria "empresa" nenhuma. Lirismo? Não: quando alteraram a lei do pós-25 de Abril de 1974 que fazia dos trabalhadores os primeiros credores em caso de falência sabiam bem o que faziam.
Sempre, sempre ao lado dos exploradores é a política dos governantes. Os trabalhadores conscientes, pelo contrário, têm a obrigação de apoiar os seus irmãos de classe que lutam pelo seu salário.

19.12.06

Um argumento diferente a favor da Despenalização do Aborto

O Padre Mário de Oliveira foi convidado a participar numa conferência-debate sobre a lei da despenalização do aborto na Faculdade de Direito de Lisboa. Contou a sua experiência num artigo que vem reproduzido no Informação Alternativa.

18.12.06

Guantánamo: cinco anos de ignomínia.

"Apesar da condenação internacional generalizada, centenas de pessoas, de cerca de 30 nacionalidades diferentes, continuam detidas neste campo de detenção.
A administração norte-americana escolheu Guantánamo para manter estes prisioneiros, na tentativa de os manter fora do alcance dos tribunais norte-americanos.
O regime de detenção em Guantánamo - severo, indefinido, em isolamento e punitivo - constitui uma violação à lei internacional já que é um tratamento cruel, desumano e degradante.
Os detidos e as suas famílias estão sujeitos a uma grande instabilidade psicológica. Em desespero, muito deles têm levado a cabo greves de fome prolongadas, sendo mantidos vivos através de medidas de alimentação forçada muito dolorosas. Muitos já tentaram suicidar-se. Em Junho de 2006, três detidos foram encontrados mortos nas suas celas; aparentemente enforcaram-se.
À medida que as provas sobre os abusos cometidos em Guantánamo se vão tornando mais conhecidas, a condenação internacional e mesmo dentro dos EUA aumenta. A Amnistia Internacional foi uma das primeiras vozes a pedir que o campo fosse fechado, e muitas outras organizações, instituições e particulares têm vindo a exprimir o seu desagrado em relação ao centro de detenção.
A 29 de Junho de 2006, o Supremo Tribunal dos EUA, declarou que as comissões militares estabelecidas pelo Presidente Bush para julgarem os detidos da "guerra ao terror" eram ilegais."
(Continue a ler no site da Amnistia Internacional)

Em cima, foto de uma cabine telefónica onde se faz publicidade à campanha da Amnistia Internacional. A ideia é genial, e a sua concretização demonstra que a publicidade pode ser mais do que um alimento à alienação consumista.

14.12.06

Direito à Saúde: quem estiver doente que o pague.

Segundo o Diário de Notícias:
A maioria das principais empresas seguradoras que disponibilizam seguros de saúde está ou admite vir a criar produtos que respondam ao facto de o Estado está a reduzir os apoios concedidos, seja através da diminuição dos benefícios concedidos seja através do aumento e criação de novas taxas de utilização do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Muito esperavam que o PS que defendesse por todos os meios o Serviço Nacional de Saúde contra as tendências que pretendem transformar esse Direito Humano essencial num negócio. Enganaram-se.
O PS abdicou da defesa de uma das bandeiras principais da Esquerda: o acesso igualitário de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, sem discriminação de classe.
A social-democracia a cumprir o seu papel histórico: é de "esquerda" na oposição, quando necessita do voto dos trabalhadores para chegar ao poder; chegada ao governo consegue cumprir melhor o programa da direita que a própria direita.

12.12.06

"Mar Salgado", parece que é hoje.

Local do afundamento do "Mar Salgado", dois dias depois do seu adornamento junto à doca de pesca de Setúbal.

Segundo os tripulantes da embarcação de pesca, a decisão de atracar naquele local deveu-se à necessidade de reabastecimento de combustível. De facto, fizeram-no junto a uma bomba de combustível, mas aquela instalação é destinada a outro tipo de embarcações bem mais pequenas.
Desconheciam a baixa profundidade do local. Mais tarde, com a descida da maré, o navio veio a tocar no fundo e voltou-se.

A maior preocupação foi desde logo a presença de 27 toneladas de gasóleo no depósito de combustível do navio, podiam vir a derramar-se pelo estuário do Sado. Entretanto este temor foi desfeito por vários técnicos responsáveis que vieram afirmar que tal não ocorreria.

De qualquer forma, este incidente veio chamar a atenção para a falta de informação e de comunicação, verificadas entre a condução do porto e embarcação.

Enquanto decorre o apuramento das responsabilidades, há um dado a reter: um porto que se pretende moderno não pode permitir que uma embarcação ande "às aranhas", ou a seu bel-prazer, à procura da primeira bomba de combustível que vislumbrar na muralha.
Não pode voltar a acontecer.


11.12.06

Chile: Ya morió el hijo de puta!

Morreu o ogre que governou o Chile entre 1973-1990.
Após passar a última década a brincar ao gato e ao rato com a justiça, tentando fugir das acusações de tortura e corrupção, e após se saber das contas milionárias que amealhou no estrangeiro, a morte levou Augusto Pinochet.

Pinochet tornou-se conhecido quando chefiou o golpe militar, concertado com a CIA, que derrubou o governo do socialista Salvador Allende.

Após esmagar a Esquerda chilena, e milhares de presos, torturados e exilados depois, tornou-se o herói dos economistas neo-liberais. "Milagre económico chileno", é como os apóstolos de Milton Friedman gostam de chamar à desregulamentação completa das leis laborais, as privatizações e a uma economia assente no capitalismo especulativo e inimigo de tudo o que tenha conteúdo "social".

A morte de Pinochet é também uma lição política para uma certa esquerda de meias tintas: quando a esquerda revolucionária alertou Salvador Allende para a eminência do golpe militar este afirmou que "o exército está em boas mãos". Nas do comandante Pinochet que Allende havia nomeado. O balanço trágico do reformismo.

Bem aventurada seja a morte quando vem por bem!

Sim, claro que Sim!




10.12.06

Prós & Prós, outra vez.

"A RTP não convidou José Sá Fernandes para o programa "Prós e Contras" da próxima segunda-feira sobre Lisboa, onde irão estar presentes todos os outros cabeças de lista eleitos nas últimas eleições". Li no Esquerda.Net

Toda a gente sabe que o vereador José Sá Fernandes tem sido aquele que mais tem dado nas vistas na defesa do Coisa Pública contra os Negócios desta e da anterior vereação do município lisboeta. Mesmo aqueles que nele não votaram lhe reconhecem a virtude: é um chato.

Ora, de "chatos" é coisa que a RTP e os outros canais não gostam. Expõem a notícia, estragam o divertimento.

Não acredita? Como classificar então o critério evocado pela RTP de serem convidados apenas os partidos que participaram no governo da câmara?
É ou não de Circo que eles, RTP, se preparam para encher a emissão?
Tudo para que no fim, à laia de todos os outros programas, se chegue à conclusão beatífica de Fátima Campos Ferreira: "somos todos culpados e ninguém é culpado em particular"...

Por outro lado, talvez a RTP tenha razão: se afirmar claramente que é um programa só para CULPADOS.
Sendo assim: José Sá Fernandes, pá, não ires ao programa é um favor que te fazem.

Ainda por outra "vertente", veja lá se o Noam Chomsky reproduzido aqui há tempos não tem razão.

9.12.06

Costa da Caparica. A culpa é do mar...

O Instituto Nacional da Água vai colocar areia nas praias do Norte da Costa da Caparica a partir de domingo para evitar o avanço do mar e proteger as habitações e bares, informou o Ministério do Ambiente, avança a Lusa. Lê-se no digital PortugalDiário.

Temos directos das TV, ondas hertzianas a atirar areia para os nossos olhos. E ninguém explica: o mar mais não faz do que recuperar aquilo que nos deu e que nós maltratámos.

A areia regressa para donde veio, após a conjugação do vento e das marés a ter depositado naqueles "amontoados inúteis de areia" que têm servido para tudo: para a contrução desenfreada, os passeios de jipe e raids de motas a quatro patas...
De certeza que não foi o uso cantado pela célebre canção dos GNR que enfraqueceu todo um sistema que a natureza demorou anos a construir, foi o desleixo e a irresponsabilidade dos governantes e das autarquias que levaram à ocupação das dunas por actividades que lá não deveriam ter lugar.

Depois, para defender a costa, pontões e mais pontões. Uma luta inglória que terá um vencedor a prazo: a tal "água mole..." Até lá vão ganhando os mesmos de sempre.

Quem já está a perder são as gerações de portugueses que ainda não nasceram e que apontarão a estupidez da nossa e das gerações anteriores que deixaram delapidar a costa marítima portuguesa e vendê-la em T1, T2, e T3...